terça-feira, 21 de junho de 2016

Como Fazer: Tiras (Produção)



Dando continuidade a coluna da semana passada, na primeira parte da nossa viagem, vamos falar sobre pesquisas e suas descobertas, um pouco sobre programas para produção e sobre definir o teor das suas tiras...




Tentando atender a uma vasta legião de pessoas que se interessam por tirinhas e tem algum interesse em fazê-las e publicá-las na internet, mas não sabem desenhar nem um palito, bolei em fazer há um tempo atrás, uma matéria sobre "Como Fazer Tiras".Por falar em palitos, é bom dizer que no caso de Dr. Pepper, tira que utiliza desenhos mais simples, o forte é o roteiro. Não que o desenho seja feio, muito pelo contrário, mas se no seu caso você conseguir fazer algo do tipo é bom se preocupar mais com o texto, ou pedir ajuda para um dos milhares de desenhistas espalhados pela internet à procura de emprego. Mas vamos falar sobre mão-de-obra, desenhos e textos mais tarde...


Fiquei pesquisando sobre o assunto durante três árduos meses na internet sobre o assunto. E a ideia inicial era começar apresentando alguns dos programas que foram criados para fazer tiras, esses que já vem com alguns desenhos, balões, cenários, etc. Cara, descobri que tem muito disso pipocando na internet!

Desses programas, acho que os mais famosos são: o Stripgenerator e o Bitstrips

Algumas das tiras produzidas nesses programas são interessantes, bem montadas, mas tantos outros nem tanto. Tem uns bem tosqueira e com n° absurdo de usuários que só fazem tosqueira. Até agora, uma das que se destacam e são interessantes, foram algumas tiras produzidas pelo Rafael Rosa no Stripgenerator.



Essa tira foi produzida com um programa, mas o que ajuda muito é a criatividade do artista. Uma exceção que deve permanecer na rede e na lembrança das pessoas. Isso porque o Rafael também sabe desenhar muito bem e não ficará dependente de programas. Não ficará limitado, entende?

Digamos que ele soube aproveitar a ferramenta. É lógico que elas ficariam bem melhores se fossem feitas no seu traço, mas mesmo assim, tá valendo!


Uma tira especialmente feita no Bitstrip


Minha opinião é que até dá pra treinar num desses programas, mas isso seria limitar muito sua capacidade de criação. O interessante mesmo é fazer na unha! Botar a cachola pra funcionar e o lápis no papel!!! Tendo por base essa opinião, achei que esse tipo de post ficaria vago e seria mais do mesmo, já que tem tantos outros sobre isso por aí na blogosfera, e eu, definitivamente, não queria fazer algo igual. Então, resolvi bolar algo e não só falar de programas, mas falar mesmo sobre o assunto.


Como fazer tiras?


E vieram vários questionamentos:


- Como fazer isso?
- Como mostrar o passo-a-passo da feitura de uma tira?
- Como formatar isso num blog para que não fique enfadonho e desinteressante?
- Até quanto eu entendo sobre tiras pra passar isso? =) (Vão me achar pretensioso por isso?)
- Vão notar que há meses eu não faço uma só tira? =) 

Então, cheguei a uma conclusão óbvia: Iria ter trabalho!!! Muito trabalho! E por quê? Porque existem zilhões de maneiras de se fazer uma tira, cada um tem o seu jeito de fazer e tem tiras pra todos os gostos! Tem as de humor, como Hagar, que são as mais comuns hoje em dia, até as de ação, como Flash Gordon, que foram muito mais comuns na década de 30.Então, essa é a primeira coisa a ser definida.


Qual será o teor das suas tiras? 


Fazer coisas baseadas em fatos reais é uma boa também.




Até nesses programas existem várias possibilidades de se contar uma história.



Descubra o assunto do qual você quer falar e crie seus personagens baseados nessa história. Veja o caso de “A vida com Logan”, por exemplo. Criada por Flavio F. Soarez, que escrevia um blog registrando o dia a dia com seu filho Logan, uma criança com síndrome de Down, se transformou em emocionantes, bem-humoradas e muito bem desenhadas tiras.






E qual é a importância de definir assunto para as tiras?


Isso vai te dar um parâmetro, um norte para onde seguir. A composição de personagem é muito importante também. 
Não adianta fazer como na novela das oito que seu personagem vai mudando de característica conforme a trama. Você pode até tentar, mas a resposta do público para isso costuma ser mais devagar e no final isso pode se voltar contra você.
O ideal é, depois de criado o personagem, montar uma ficha de características para ele. Não precisa ser nada muito profundo como um personagem de RPG, mas o suficiente para ele se manter agradável e coeso nas tiras. Fez um tipo mau-humorado, mantenha isso até o fim!
Seria meio estranho, por exemplo, o Louco, personagem da Turma da Mônica ficar “normal” de uma hora pra outra, não? (a não ser que seja numa história à parte.)

Então é isso, primeiros passos para produção de tiras:


- defina um mote para as histórias;
- crie o(s) personagem(ns);
- defina suas características e comece a pensar nas tiras!

Tira teste para o site Melhores do Mundo (MDM).


Lição de casa: Faça pelo menos umas 10 tiras e mostre para seus amigos e/ou familiares. Seja crítico consigo mesmo e, mais importante, aceite todas as críticas construtivas das outras pessoas! Depois, passadas na peneira, produza mais 10 ou 20 e comece a publicá-las!!! Sempre tenha muitas tiras a frente da publicação na internet ou no seu zine.

Isso vai te ajudar a manter interesse nas tiras por parte de seu público, cativá-lo, ter periodicidade e ajudar à cumprir prazos!

.

Publicado originalmente no site: Uarévaa






Nenhum comentário:

Postar um comentário