quarta-feira, 29 de junho de 2016

Como Fazer: Tiras (Produção - Parte 2)


Tudo o que você quis saber sobre tiras, mas teve preguiça de procurar!



Semana passada eu falei sobre produção de tiras e, entre outras coisas, sobre definir temas para as tiras e a utilização de programas específicos para fazê-las.

Hoje o papo é reto, com uma pegada a mais na produção e periodicidade!




Acho que o caminho mais curto para você ter certeza se dá pra fazer, é começar a fazer!

Na época em que fiz a pesquisa sobre tiras e, por consequência, esse post original, em 2010, eu tive uma experiência reveladora... Por causa do concurso de ilustração da Folha de SP.
Tive que criar 10 tirinhas inéditas para mandar para esse concurso, “na marra”.

No final, o resultado foram 20 tiras (mais umas sete (7) rascunhadas), todas inéditas, com dez (10) delas com personagens novos e temas interligados em série. Para completar as vinte, mais dez tirinhas soltas com outros temas e outros personagens.
Fiz a primeira baseada numa piada e acabei montando toda a personalidade do personagem à partir daí para completar as que viriam depois! O resultado disso você pode acompanhar em breve, quando farei uma seção só com minhas tiras, nesse espaço.

...

Por isso que eu falei: Treino é tudo!

Tente colocar no papel, umas três ideias por dia. Parece muito, mas só assim no modo "hard", é que você vai se acostumar com a pegada. Não necessariamente você precise PRODUZIR a tira em si, mas rascunhar ideias para utilizá-las depois.
Meu conselho: Para montar um portfólio bom, para começar a divulgar seu material na internet, por exemplo, você precisa exigir o máximo de si, e produzir pelo menos, entre 5 à 10 tiras na semana. Lógico, dependendo da sua mente criativa até mais, para ter material de sobra caso sua página de tiras semanais se torne um sucesso imediato entre seus amigos e seguidores!
Sempre é bom ter uma "gordura" de material.
Exerça um senso crítico e refaça caso não fiquem tão boas! Não fique na dúvida em descartar se achar que ficou ruim. Acontece... e bastante!
Deixe a ideia maturar. Quem sabe mais pra frente você possa usar aquilo.
Melhor assim do que pagar mico depois. Às vezes a gente espreme e não consegue tirar mais nada daquilo, então o melhor é partir pra outra.
Comece mostrando as 10 primeiras para um grupo seleto de amigos antes de publicar. Talvez (mas nem sempre) eles possam te ajudar a sentir qual o melhor caminho para aquilo. Ou jogue discretamente em alguma rede social e sinta qual vai ser no termômetro das curtidas.
Se forem poucas, não desanime!
Agora, se você já está na confiança, manda brasa!
Tem bastante lugar pra publicar, inclusive se você montar seu próprio blog, página ou Tumblr.


Mas não se esqueça da assiduidade! Não perca leitores de bobeira!

.
Cada um tem um jeito de produzir e você terá que achar o seu!
.



Continuo afirmando: Faça várias antes de começar a publicar. Tanto pra treinar, quanto para ter tempo de estruturar melhor seu personagem. Eu sempre tive dificuldade de dar continuidade às minhas tiras.
Já fiz várias.
E variadas.
Mas nunca termino uma série. =(


(clique na imagem pra ampliar) 

Essa por exemplo, do Agripino Meia e Sr. Felpudo, foi uma das tentativas que já tem muita coisa rascunhada e não terminada. Mas que finalmente serão retomadas em breve. O problema aqui, é que eu estou colhendo todas que se encontram espalhadas pela minha casa e montando uma pasta única para começar a trabalhar. (Nota mental: Sempre separar minhas tiras em pastas únicas, de modo com que fiquem TODAS no mesmo lugar e fácil de achar!)


Homem-Grilo que eu fazia em parceria com um roteirista,
também eram roteirizadas por mim.

O Azar é seu! sobreviveu apenas por 5 tiras. 

Havano era um projeto de 2009, muito bom que, infelizmente,
não deu certo. Os roteiros eram também feitos em parceria.


Então, quem quer começar à fazer tem que, no mínimo, fazer o oposto do que eu faço. =) 
Tem que se concentrar nisso e só. Foco!
Como faço quadrinhos, ilustração e outras coisas, não me preocupo tanto com tiras. Mas sempre estou flertando com elas e quero começar a me dedicar a isso só o ano que vem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário