segunda-feira, 28 de outubro de 2013

O que são patterns? Como fazer...


Patterns são texturas que geralmente substituem cores em fundos, masks e/ou fontes. Mas não só isso...



Pattern, ou "background pattern", é o termo que se utiliza para nomear um template, geralmente utilizado para fundos de sites, blogs ou peças publicitárias.

Os elementos nele inseridos repetem-se de maneira previsível. Na arte, arquitetura e decorações esses motivos visuais podem ser combinados e repetir os padrões de forma a ter algum efeito pré-estabelecido no espectador. Como aqueles em que temos a impressão de que algo no desenho está se movimentando, criando uma ilusão de ótica.

Esse tipo de padrão existe em toda a natureza, como nas bolhas, nas dunas de areia, no craquejado da terra, em espirais de plantas, etc.
Mas a que eu estou falando aqui, é simplesmente a que envolve arte.
Praticamente, você pode pegar qualquer desenho e replicá-lo para formar um pattern.

Tem vários exemplos aqui.

E foi pesquisando vários patterns para inserir no meu Tumblr que resolvi fazer o meu próprio, utilizando um desenho que tinha feito de uns balõeszinhos. Aí, foi só repetir ele pela folha inteira e pronto!
Mas e medidas?
Bom, existem várias e vai depender também de aonde você está querendo usar. Geralmente as peças ficam em torno dessas 4 medidas:

  • 1680 x 1050 ( a mais comum);
  • 1440 x 900;
  • 3317 x 2492;
  • 2560 x 1600 ( a maior mais comum).
Não se esqueça de "calibrar" o seu pattern para ele não se destacar demais no fundo e atrapalhar a leitura do seu blog. Geralmente a dica é trabalhar em sua opacidade, deixá-lo um pouco transparente, como no modelo abaixo:


E aí, mãos a obra? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário