segunda-feira, 11 de julho de 2016

Como Fazer: Tiras (Temas e personagens)

Tudo o que você quis saber sobre tiras, mas teve preguiça de procurar!




Essa semana, vamos falar um pouco mais sobre temas e/ou personagens!




Quando você vai produzir tiras, pode até usar personagens consagrados para fazê-las. Quase sempre dá certo, porque a vantagem é que ele já está consolidado na cabeça do leitor!
Então, você não precisa explicar muita coisa sobre ele, só aplicá-lo dentro de algum tema ligado àquele arcabouço já montado do personagem, aquilo que todos já reconhecem, para tirar dali uma piada.
E o melhor, você pode fazer isso em dois ou três quadros! Sem enrolação.

Ex.: Todo mundo sabe que o Homem-Aranha solta teia pelos punhos (nos quadrinhos isso é mecânico, através dos lançadores de teia), e se, num paralelo absurdo, você faz com que ele solte pelo traseiro? (desde que você saiba que aranhas tecem sua teia à partir de glândulas produtoras da fibra e excretam de suas "fieiras", algo como o abdômen, tudo bem!).

Mas cuidado! Existem direitos autorais para alguns personagens, então é bom pesquisar antes, o que você pode fazer, se você não quiser ter dor de cabeça!

Uma boa saída é você alterar um pouquinho o formato do personagem de modo que as pessoas reconheçam quem ele é, mas com outra roupagem. Novamente o caso de um herói, por exemplo, como o Batman ou o Superman. Geralmente muda-se um pouco a roupa ou o nome para que não haja brecha para processos. (Se bem que no caso deles, acredito que depois dos 75 anos, eles já devam estar em domínio público nos EUA).


Essa tira abaixo, mostra que o artista não teve medo de ser feliz e usou dos as características do personagem.


Mas, se caso alguma tira "ofenda" os detentores dos direitos do personagem, se quiserem, saibam que cabe processo. Apesar de achar muito difícil disso acontecer... a não ser que envolva muito dinheiro. Ou seja, você ganhar muito dinheiro utilizando um personagem com direitos autorais, entendeu?
Então, esteja atento. Muita gente acha que, por ser a internet um lugar “livre”, não existam leis que cuidam de certos abusos no que tange a ferir os direitos de autores de peças gráficas, fotos, ilustrações, etc.

Essa tira do Fernando Gonsales, por exemplo, utiliza-se de um personagem de domínio público, a Branca de Neve e os Sete Anões. Então, não há nenhum problema!


Se você, de repente, descobre um bom personagem, que tenha um bom mote, uma piada legal que se possa trabalhar durante um bom tempo, não pense duas vezes, faça!!! Você talvez tenha mais chance de se tornar um tirinista reconhecido em semanas! Porque isso vai aumentar as possibilidades de criação das piadas. E lógico, sempre contando com o talento do artista e da continuidade das tiras. Isso conta muito!
Nesse caso aqui, o autor foi esperto e mudou o nome e os símbolos, mas toda a dinâmica do personagem está ali.


Outro tópico dentro de temas: Não aconselho ninguém à utilizar, e ainda mais de forma desregrada, essas piadinhas que a gente costuma receber por e-mail para montar as tiras. A não ser que seja pra treinar...
Eu pelo menos acho isso muito chato e mostra certa falta de criatividade do autor. E tem outra: Ninguém vai querer pagar por isso!

Então, se quer ser profissional, não faça isso! Ou faça, mas de maneira inteligente! Transforme aquela piada de uma maneira que mostre sua visão sobre ela, sua interpretação, a interpretação dentro da vida de seu personagem: 




Antigamente, a gente recebia esse tipo de piada velha transformada em tiras, através de e-mails com PowerPoint! =) 
Mas, se é isso que você procura, bom... então seja feliz! 

...............


Receita de bolo:

Para fazer uma boa tira, primeiro você escolhe um gênero (ação, humor, crítica social...); depois cria um ou mais personagens interessantes, com apelo e boas características, um título bem legal e que fique na cabeça do público como marca e, finalmente, conta as histórias e situações das quais eles “vivem” com criatividade e periodicidade.


"Mas como contar isso em 3 quadros? Será que consigo?"

Essa é a parte da receita que é o segredo, e que dá gosto à ela... Só com muita dedicação e amor por aquilo que você faz!
Até porque, muito, depende do público que está lendo, e quando ele percebe esse carinho, o retorno é quase certo!


Mas é algo muito difícil de prever. 
Como tudo na vida, você deve ter um empenho maior naquilo que faz, para conseguir aquela grande meta no final.


Em relação aos temas, se você escolheu tiras cômicas para fazer, esteja certo de que é essa a sua pegada. Não seja um "tiozão de churrasco" das tiras! Se empenhe em ser engraçado ao máximo e ache o público certo para aquele tipo de humor que você tem. Ou seja, se você prefere humor negro, por exemplo, saiba que existe um público para isso, mas que muita gente torce o nariz para esse tipo de humor.  
Na maioria das vezes, o humor serve como uma crítica social ou filosófica também. Existem punchlines mais softs, que servem mais para fazer a pessoa refletir sobre aquela questão, do que achar ela engraçada, necessariamente.
Sempre é bom tentar mais de uma vertente.

Nas tiras de humor, você precisa manjar um pouco mais como funciona o punchline de uma piada. Se a piada não for forte o suficiente para arrancar uma gargalhada, que ela, pelo menos, faça a pessoa refletir e ver como aquele assunto é curioso e irônico. 

Mas, esteja certo que, muitas vezes, piadas velhas também funcionam:


Na ação, você precisa fazer com que o leitor fique instigado a ler a próxima tira, esperar por ela... 

Quando eu escrevi essa coluna, originalmente eu dei como exemplo as tiras de Magias e Barbaridades do Fabio Ciccone, por que elas eram exclusivamente lançadas na internet na época, através de um blog. Hoje ele produz livros com essas tiras e apesar de ainda lançá-las na internet, através de sua página no Facebook, o fluxo delas parece ter diminuído por conta da versão impressa e acho que acabou perdendo um pouco dessa pegada.
As tiras, eram na verdade, quadrinhos apresentados em forma de tiras semanais e apresentam humor e ação como mote.
Posso também dar como exemplo mais clássico, as tiras de jornal. Essas, você tinha que esperar realmente o próximo dia ou semana, dependendo da periodicidade do jornal, para acompanhar suas tiras preferidas. Mas hoje, como ninguém parece ler jornal, muita coisa mudou, inclusive esse lance de esperar por algo para a próxima semana. Parece que ninguém tem a mesma paciência para aguardar algo, então, se o seu mote nas tiras for a ação, tente resolver esse dilema em três quadros. Instigue o leitor à continuar a leitura como se fosse um quadrinho normal. É muito mais difícil, pode ter certeza!
Recentemente, poucas tiras de ação são produzidas. Mas antigamente tínhamos uma vasta gama de personagens nesse estilo como: Fantasma, Dick Tracy, Príncipe Valente, Tarzan, Flash Gordon, entre outros.


Mas, lembrem-se, nesse ponto em que estamos discutindo como fazer tiras, sem essa de programinha para fazer tiras, hein?! Tem que ser na raça, na unha mesmo!
Como eu disse antes, esses programas servem no mínimo para divertir e treinar. 
Se você é uma pessoa que tem boas idéias para tiras e não sabe desenhar, talvez se dê bem com alguns desses programas, mas meu conselho é que você procure um ilustrador/tirinista para fazer parceria, nesse caso, nada é proibido!


Qualquer sugestão, estamos aí!



Nenhum comentário:

Postar um comentário